segunda-feira, 25 de julho de 2011

LUIZ CARLOS DA VILA

foto: Marcello Almo
                                                  http://www.youtube.com/watch?v=bIxqa5n6fio


LUIZ CARLOS DA VILA

Luiz Carlos da Vila, conhecido como o “Poeta do Samba”, nasceu em 1949, no bairro de Ramos, no Rio de Janeiro, mas passou grande parte da vida na Vila da Penha, de onde tirou o seu sobrenome artístico. Apaixonado por música, estudou acordeom e violão e, na década de 70, foi uma das figuras sempre presentes no já tradicional Cacique de Ramos. Em homenagem ao bloco compôs Doce Refúgio: "Sim, é o Cacique de Ramos / Planta onde em todos os ramos / Cantam os passarinhos das manhãs / Lá do samba é alta bandeira / E até as tamarineiras são da poesia guardiãs ".


Na ala de compositores da Vila Isabel, levou, em 1988, a escola ao primeiro campeonato, do grupo especial, no desfile carioca. O enredo, uma parceria com Rodolpho de Souza e Jonas Rodrigues, Kizomba - a festa da raça, exaltava a influência negra no mundo: "Valeu Zumbi / O grito forte dos Palmares / Que correu terras céus e mares / Influenciando a Abolição".

Esse foi um de seus sucessos mais populares, sempre lembrado nas rodas de samba.

Amante das madrugadas, dos versos, Luiz Carlos da Vila tinha um brilho especial, causava espanto e admiração ao responder com poesia as acusações de quem considerava aquela movimentação do fundo dos quintais algo passageiro. Versos rebuscados e ao mesmo tempo tão populares, como em Além da Razão: "Por te amar / Eu pintei / Um azul do céu se admirar / Até o mar / Adocei / E das pedras leite eu fiz brotar".

Era um mestre. Seus sambas sacudiram os pilares da cultura urbana brasileira. Luiz Carlos da Vila e sua poesia marcaram definitivamente todas as noites de quem perambulava pelos subúrbios cariocas em busca de boas rodas de samba. E depois pela Lapa, zona norte, zona sul, os estados, o Brasil.

A admiração por Candeia rendeu, em 1998, A luz do vencedor, uma parceria de Luiz Carlos da Vila com o seu ídolo: "Quem não lutar / Pra conquistar o que sonhou / Fazer por merecer / Se iluminar / Com a luz que há no vencedor / Pode até ganhar / E méritos não ter".

Teve músicas cantadas por vários artistas e grupos, entre eles Simone, Beth Carvalho, Fundo de Quintal e Zeca Pagodinho – que gravou Os Papéis, parceria perfeita de Luiz Carlos da Vila e Wilson das Neves: "Os papéis / Que eu varei noite pra escrever um samba / Foram dez ou foram mil, não deu para contar / Meu papel / Foi de um sem fé que removeu montanhas / E nos céu dos fiéis, o senhor de tamanha façanha".

No dia 20 de outubro de 2008, uma segunda-feira, o surdo tocou. Luiz Carlos da Vila morreu, aos 59 anos, vítima de complicações decorrentes de uma cirurgia. Mas o seu último desejo foi atendido: ele queria um enterro alegre. O velório, realizado na quadra da escola de samba de Vila Isabel, foi descontraído, com direito a mesa de bar e cerveja, enquanto seus amigos cantavam os sucessos do poeta.
                                                                                                           
                                                                                     (FONTE : http://www.educacao.rj.gov.br/homenagemluizcarlosdavila/biografia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário